O que é terapia psicanalítica?
- Jorge Porto
- 24 de jul. de 2024
- 5 min de leitura

A terapia psicanalítica é uma forma de terapia da fala baseada nas teorias da psicanálise de Sigmund Freud. A abordagem explora como a mente inconsciente influencia seus pensamentos, sentimentos e comportamentos.
Especificamente, ele examina como suas experiências (muitas vezes desde a infância) podem estar contribuindo para sua experiência e ações atuais. As abordagens psicanalíticas dos distúrbios emocionais avançaram muito desde a época de Freud.
Freud descreveu o inconsciente como o reservatório de desejos, pensamentos e memórias que estão abaixo da superfície da consciência. Ele acreditava que essas influências inconscientes muitas vezes poderiam levar a sofrimento e distúrbios psicológicos.
Técnicas
As pessoas submetidas à terapia psicanalítica geralmente se encontram com seu psicanalista pelo menos uma vez por semana. Eles podem permanecer em terapia por meses ou até anos.
Os psicanalistas usam uma variedade de técnicas para obter informações sobre seu comportamento. Algumas das técnicas mais populares incluem:
Interpretação dos sonhos: De acordo com Freud, a análise dos sonhos é de longe a técnica psicanalítica mais importante. Ele costumava se referir aos sonhos como "a estrada real para o inconsciente". Os psicanalistas podem interpretar os sonhos para obter informações sobre o funcionamento de sua mente inconsciente.
Associação livre: A associação livre é um exercício durante o qual o psicanalista o encoraja a compartilhar livremente seus pensamentos. Isso pode levar ao surgimento de conexões e memórias inesperadas.
Além disso, durante a psicanálise, você pode descobrir que está experimentando "transferência". A transferência ocorre quando você projeta seus sentimentos sobre outra pessoa no psicanalista. Falar sobre esses sentimentos pode ajudar seu psicanalista a entender como você interage com os outros.
Os psicanalistas passam muito tempo ouvindo as pessoas falarem sobre suas vidas, e é por isso que esse método é frequentemente chamado de "cura pela fala".
O que a terapia psicanalítica pode ajudar
A terapia psicanalítica pode ser usada para tratar várias condições psicológicas diferentes, incluindo:
Ansiedade
Depressão
Lutas emocionais ou traumas
Problemas de identidade
Problemas de autoestima
Auto-afirmação
Distúrbios psicossomáticos
Problemas de relacionamento
Comportamento autodestrutivo
Problemas sexuais
Benefícios da Terapia Psicanalítica
O que torna a terapia psicanalítica diferente de outras formas de tratamento? Uma revisão da pesquisa comparando abordagens psicanalíticas à terapia cognitivo-comportamental (TCC) identificou sete características que diferenciam a abordagem psicanalítica.
Concentra-se nas emoções. Onde a TCC é centrada na cognição e nos comportamentos, a terapia psicanalítica explora toda a gama de emoções que um paciente está experimentando.
Explora a evitação. As pessoas geralmente evitam certos sentimentos, pensamentos e situações que consideram angustiantes. Entender o que um cliente está evitando pode ajudar tanto o psicanalista quanto o cliente a entender por que essa evitação entra em jogo.
Identifica temas recorrentes. Algumas pessoas podem estar cientes de seus comportamentos autodestrutivos, mas incapazes de detê-los. Outros podem não estar cientes desses padrões e como eles influenciam seus comportamentos.
Exploração do passado experimentado. Outras terapias geralmente se concentram mais no aqui e agora, ou em como os pensamentos e comportamentos atuais influenciam o funcionamento de uma pessoa. A abordagem psicanalítica ajuda as pessoas a explorar seus passados e entender como isso afeta suas dificuldades psicológicas atuais. Pode ajudar os pacientes a se livrarem dos laços da experiência passada para viver mais plenamente no presente.
Explora as relações interpessoais. Por meio do processo de terapia, as pessoas podem explorar seus relacionamentos com outras pessoas, atuais e passadas.
Enfatiza a relação terapêutica. Como a terapia psicanalítica é tão pessoal, a relação entre o psicanalista e o paciente oferece uma oportunidade única de explorar e reformular os padrões relacionais que emergem na relação de tratamento.
Fluxo livre. Onde outras terapias são frequentemente altamente estruturadas e orientadas para objetivos, a terapia psicanalítica permite que o paciente explore livremente. Os pacientes são livres para falar sobre medos, fantasias, desejos e sonhos.
Como acontece com qualquer abordagem ao tratamento de saúde mental, a terapia psicanalítica pode ter seus prós e contras. Antes de decidir sobre essa abordagem, é importante levar esses fatores em consideração.
Eficácia
O sucesso geralmente depende da capacidade de enfrentar experiências potencialmente estressantes ou desencadeantes. Embora alguns críticos tenham ridicularizado as taxas de sucesso da terapia psicanalítica, a pesquisa sugere que tanto a terapia psicanalítica de longo quanto de curto prazo pode efetivamente tratar uma série de condições.
A terapia psicanalítica de longo prazo é geralmente definida como durando um ano ou 50 sessões. A terapia psicanalítica de curto prazo, por outro lado, é definida como menos de 40 sessões ou menos de um ano de tratamento.
Redução dos sintomas
Uma revisão da eficácia das terapias psicanalíticas de longo prazo encontrou taxas de sucesso moderadas a grandes para reduzir os sintomas de uma variedade de psicopatologias.
Uma revisão de estudos de 2021 descobriu que a terapia psicanalítica de curto prazo levou a melhorias duradouras nos sintomas somáticos, depressivos e de ansiedade.
Melhorias duradouras
As pessoas que recebem tratamento psicanalítico tendem a reter esses ganhos. A maioria continua a melhorar mesmo após o término da terapia. Por outro lado, os benefícios de outras terapias baseadas em evidências tendem a diminuir com o tempo.
Uma revisão de 2010 publicada no American Psychologist sugeriu que a terapia psicanalítica era tão eficaz quanto outras terapias baseadas em evidências.
Coisas a considerar
Como acontece com todos os métodos de tratamento, também existem desvantagens potenciais que devem ser consideradas. Esta forma de terapia tende a exigir sessões contínuas. A psicanálise tradicional pode envolver de três a cinco sessões por semana durante vários anos, no entanto, a psicoterapia psicanalítica é menos frequente e pode ser realizada uma a duas vezes por semana. Dependendo de quanto tempo dura sua terapia, os custos podem aumentar.
A terapia psicanalítica também pode ser um processo intenso. Envolve evocar respostas emocionais e muitas vezes desafia os mecanismos de defesa estabelecidos. Embora o processo às vezes possa resultar em desconforto, ele também pode ajudá-lo a entender as forças inconscientes que exercem influência sobre seu comportamento atual.
Como começar
Se você acha que você ou alguém que você ama se beneficiaria da terapia psicanalítica, o primeiro passo é procurar um profissional treinado. Para encontrar um psicanalista qualificado, comece pedindo recomendações ao seu médico de cuidados primários. Você também pode pesquisar por profissionais nos sites das instituições formadoras de psicanalistas.
Amigos que tiveram uma boa experiência com o tratamento psicanalítico também podem ser outra boa fonte de recomendações. Se você não tiver uma boa indicação de alguém que conhece, existem várias redes e sites de psicanalistas online que podem apontar na direção certa.
Depois de identificar um psicanalista em potencial, entre em contato para marcar uma consulta inicial. Durante esta consulta, você pode explorar ainda mais se a terapia psicanalítica é a abordagem certa para você.
A terapia psicanalítica é apenas uma abordagem de tratamento de saúde mental que você pode querer considerar. Sempre converse com seu médico ou terapeuta para determinar qual método de psicoterapia pode ser o mais eficaz para suas necessidades individuais.
Comments